Madagascar - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Madagascar




Atualizado em: 27 / Abril / 2023
Madagascar:
Nome Oficial: Madagascar
                    República de Madagáscar
                    République de Madagascar (francês)
                    Repoblikan'i Madagasikara (malgaxe)
Superfície: 587.041 km2
População:  9.581.700 (em 1980 Fonte Nova Cultural)
População: 28.427.328 (estimativa para 2021 fonte Wikipédia)
Capital: Antananarivo
Língua Oficial: Malgaxe, Francês
Governo:  República semipresidencialista
- Presidente:  Andry Rajoelina
- Primeiro-ministro:  Christian Ntsay
Independência da França
- Data 26 de junho de 1960
Org. internacionais:  ONU, UA, SADC, COMESA, Francofonia
PIB (nominal) Total: US$ 12.734 bilhões (Estimativa de 2019)
Per Capita: US$ 471,00 (Estimativa de 2019)
IDH (de 2021): 0,501
Moeda: Ariary (MGA)
Cód. Telefone: +261
Cód. Internet: .mg
Website governamental: http://www.madagascar.gov.mg/

A República Malgaxe ( malgaxe : Repoblika malgaxe , francês : République malgache ) era um estado situado no sudeste da África . Foi fundada em 1958 como uma república autônoma na recém criada Comunidade Francesa e existiu até a proclamação da República Democrática de Madagascar em 1975.
História de Madagascar:
História antiga                              c.  500  aC - 700  CE
Era de exploração                         c.  700-1500
Merina Kingdom                              1540-1897
Protetorado francês                         1882-1897
Domínio francês                              1897-1958
Primeira República                           1958-1975
Segunda República                          1975-1992
Terceira República                           1992–2010
Alta Autoridade de Transição             2009-2014
Quarta República                             2014– presente
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Para o país moderno, veja Madagascar.

Madagáscar (pt) ou Madagascar (pt-BR), oficialmente República de Madagáscar/Madagascar (malgaxe: Repoblikan'i Madagasikara; francês: République de Madagascar), anteriormente conhecida como República Malgaxe, é um país insular no Oceano Índico, que ocupa a maior ilha do continente africano, situada ao largo da costa sudeste da África.

Ademais da ilha de Madagascar (a maior ilha da África e a quarta maior do mundo), o país compreende um numeroso conjunto de ilhas periféricas menores. Após o desmembramento pré-histórico do supercontinente Gondwana, Madagascar se separou da Índia cerca de 88 milhões de anos atrás, permitindo que plantas e animais nativos evoluíssem em relativo isolamento. Consequentemente, Madagascar é um hotspot de biodiversidade; mais de 90 por cento de sua vida selvagem não é encontrada em nenhum outro lugar na Terra. Diversos ecossistemas da ilha estão ameaçados pelo avanço do rápido crescimento da população humana, bem como pelo recém-descoberto sapo-cururu que, segundo os pesquisadores, "poderia causar estragos na biodiversidade única de Madagascar".

O assentamento humano inicial de Madagascar ocorreu entre 350 a.C. e 550 d.C. por povos austronésios que chegaram em canoas de Bornéu. A estes juntaram-se, em torno de 1000 d.C., imigrantes bantos que cruzaram o Canal de Moçambique. Outros grupos continuaram a se estabelecer em Madagascar ao longo do tempo, cada um fazendo contribuições duradouras para a vida cultural malgaxe. O grupo étnico malgaxe é frequentemente dividido em dezoito ou mais subgrupos dos quais o maior é o merina do planalto central.

Até o final do século XVIII, a ilha de Madagascar foi governada por uma variedade fragmentada de alianças sociopolíticas. A partir do início do século XIX, a maior parte da ilha foi unida e governada como Reino de Madagascar por uma série de nobres de Merina. A monarquia entrou em colapso em 1897, quando a ilha foi absorvida pelo império colonial francês, do qual a ilha se tornou independente em 1960. O estado autônomo de Madagascar desde então passou por quatro grandes períodos constitucionais, denominados repúblicas. Desde 1992, o país foi oficialmente governado como uma democracia constitucional a partir de sua capital em Antananarivo. No entanto, em um levante popular em 2009, o último presidente eleito Marc Ravalomanana foi demitido e o poder presidencial foi transferido em março de 2009 para Andry Rajoelina, em um movimento amplamente visto pela comunidade internacional como um golpe de Estado.

Em 2012, a população de Madagascar foi estimada em pouco mais de 22 milhões, 90 por cento dos quais vivem com menos de dois dólares por dia. Malgaxe e francês são ambas línguas oficiais do Estado. A maioria da população segue crenças tradicionais, o cristianismo, ou uma fusão de ambos. Ecoturismo e agricultura, emparelhados com maiores investimentos em educação, saúde e iniciativa privada, são elementos-chave da estratégia de desenvolvimento de Madagáscar. Sob Ravalomanana esses investimentos produziram um crescimento econômico substancial, mas os benefícios não foram uniformemente distribuídos a toda a população, produzindo tensões sobre o aumento do custo de vida e declínio do nível de vida entre os pobres e alguns segmentos da classe média. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
MADAGASCAR breve historia actualizacion (  vídeo  ) - Espanhol - 7 de ago. de 2019


Voltar para o conteúdo