Nigéria - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Nigéria




Atualizado em: 25 / Abril / 2023
Nigéria:
Nome Oficial: República Federal da Nigéria
                    Federal Republic of Nigeria (inglês)
                    Jamhuriyar Taraiyar Nijeriya (haúça)
                    Ọ̀hàńjíkọ̀ Ọ̀hànézè Naíjíríyà (igbo)
                    Orílẹ̀-èdè Olómìnira Àpapọ̀ Nàìjíríà (iorubá)
Superfície:  910.770 km2
População:  91.408.100 (em 1980 Fonte Nova Cultural)
População:  217.757.685 (estimativa para 2022 fonte Wikipédia)
Capital:  Abuja
Língua Oficial: Inglês
Governo: República presidencialista federal
- Presidente:  Muhammadu Buhari
- Vice-presidente:  Yemi Osinbajo
Independência do Reino Unido
- Fundação 1 de outubro de 1960
Org. internacionais: ONU, OMC, UA, OCI, CEN-SAD, G15, D-8, OPEP, ZPCAS, G20 (países em desenvolvimento), Comunidade
das Nações
PIB (Nominal) Total:  US$ 504 bilhões (Estimativa de 2022)
Per Capita: US$ 2.326 (Estimativa de 2022)
IDH (de 2021): 0,535
Moeda: Naira (NGN)
Cód. Telefone: +234
Cód. Internet: .ng
Website governamental: http://www.nigeria.gov.ng/

Nigéria, oficialmente República Federal da Nigéria (em inglês: Federal Republic of Nigeria), é uma república constitucional federal que compreende 36 estados e o Território da Capital Federal. O país está localizado na África Ocidental e compartilha fronteiras terrestres com a República do Benim a oeste; com Chade e Camarões a leste e com o Níger ao norte. Sua costa encontra-se ao sul, no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico.

Por muito tempo a sede de inúmeros reinos e impérios, o Estado moderno da Nigéria tem suas origens na colonização britânica da região durante final do século XIX a início do XX, surgindo a partir da combinação de dois protetorados britânicos vizinhos: o Protetorado Sul e o Protetorado Norte da Nigéria. Os britânicos criaram estruturas administrativas e legais, mantendo as chefias tradicionais. O país tornou-se independente em 1960, mas mergulhou em uma guerra civil, vários anos depois. Desde então, alternaram-se no comando da nação governos civis democraticamente eleitos e ditaduras militares, sendo que apenas as eleições presidenciais de 2011 foram consideradas as primeiras a serem realizadas de maneira razoavelmente livre e justa.

A Nigéria é muitas vezes referida como "o gigante da África", devido à sua grande população e economia. Com cerca de 174 milhões de habitantes, é o país mais populoso do continente e o sétimo país mais populoso do mundo. A nação africana é habitada por mais de 500 grupos étnicos, dos quais os três maiores são os hauçás, os igbos e os iorubás. O país é dividido ao meio entre cristãos, que em sua maioria vivem no sul e nas regiões centrais, e muçulmanos, concentrados principalmente no norte. Uma minoria da população pratica religiões tradicionais e locais, tais como as religiões igbo e iorubá.

O país tem sido identificado como uma potência regional no continente africano, com particular hegemonia sobre a África Ocidental. Em 2013, o seu produto interno bruto (PIB) se tornou o maior da África, com mais de 500 bilhões de dólares, ultrapassando a economia da África do Sul e chegando ao posto de 26ª maior economia do mundo. Além disso, a dívida do país em relação ao PIB é de apenas 11%, 8% abaixo da taxa de 2012, e estima-se que a Nigéria irá se tornar uma das 20 maiores economias do mundo por volta de 2050. As reservas de petróleo nigerianas têm desempenhado um papel importante na crescente riqueza e influência do país. A Nigéria é considerada um mercado emergente pelo Banco Mundial e está listado entre as economias chamadas de "Próximos Onze". A maior parte da população nigeriana, no entanto, ainda vive na pobreza absoluta. O país é membro da Commonwealth, da União Africana, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e das Nações Unidas.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

NIGÉRIA 🌍 CONHECENDO PAÍSES (  vídeo  ) - 15 de fev. de 2018
S E L O

Voltar para o conteúdo